Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Construção do Minhocário


Este minhocário é facil de construir, manter e transportar. Não atrapalha a rotina da casa, não dá cheiro e nem mosquito.

ANTES DE COMEÇAR

O Minhocário foi construído seguindo as orientações básicas dadas nos livros do Ecocentro IPEC. Eu adaptei o projeto para apartamentos. Eu já tenho este minhocário há mais de um ano e ele continua saudável, sem cheiro e com as minhocas vivas.

O Minhocário serve para reciclar restos de material vegetal seco, não use restos de carne, ou restos de comida do prato. Pode usar: cascas de frutas, restos de legumes e verduras picados, saquinhos de chá e pó de café. Desse jeito nunca vai ter nehum tipo de cheiro ou moscas e mosquitos. De vez em quando pode adicionar umas folhinhas picadas de jornal junto dos vejetais.

A terra que o minhocário vai produzir deve ser usada nas plantas, por isso você deve se candidatar a ser o fornecedor de terra e jardineiro da família.

Antes de fazer o minhocário saiba que você vai precisar alimentar, regar as minhocas e colocar terra nova por cima de cada punhado de restos que você jogar no minhocário. Mas não se preocupe, as minhocas sobrevivem muito tempo sem que você tenha que adicionar nada. Adições semanais são o ideal para as dimensões deste minhocário.

A LISTA DE MATERIAL

Veja a lista de materiais logo abaixo, tudo custou mais ou menos R$50,00, o mais caro foi a lata de lixo plástica:
  • Lata de lixo com tampa (pelo menos com 60 litros - o IPEC recomenda mais, mas funcionou), eu usei uma da marca "sanremo" com as seguintes dimensões sem a tampa: 60 de altura, 40x32 na largura. A tampa é do tipo gangorra (veja nas fotos abaixo). A Tampa se mostrou muito útil porque ela permite a entrada de ar no interior.
  • Niple de 3/4" com rosca e tampão. Este conjunto é usado para se retirar o excesso de água que pode acumular no fundo da caixa. Esta água é execelente para regar as plantas. O IPEC recomenda uma torneira mas ela ocupa espaço demais e pode ser arrancada com facilidade com o vai-e-vem dentro da casa (área de serviço).
  • Bisnaga pequena de silicone.para vedar o furo onde o niple será instalado.
  • Meio metro de tela de galinheiro. Tem em qualquer loja de material de construção e eles podem cortar o meio metro. OS quadradinhos desta tela têm mais ou menos meio centímetro de largura.
  • Pedaços de tijolo para cobrir mais ou menos 15cm no fundo da caixa. Os pedaços devem ter mais ou menos o comprimento e a largura de um dedo indicador, não pode picar muito fino, esta camada é para ser espessa. Eu peguei os pedaços numa obra perto do meu prédio e fui picando com um martelo.
  • Pedaço de Pano. Para cobrir duas vezes o fundo da caixa depois que já tiver colocado o tijolo e a tela de galinheiro.
  • Pedaços de Madeira. Não é obrigatório. Eu usei depois de colocar o pano para estabilizar a terra que virá pos cima na próxima camada. 
  • Palha de Côco. Para colocar por cima de tudo. No início, a terra das minhocas que vieram do campo tinham ovos de moscas. A palha de côco evitou que as moscas saissem da lata. Não houve nehum caso de fuga relatado pela minha esposa e auxiliares. Eu comprei no LEROY um saquinho de palha e usei a metade nos primeiros 6 meses.
  • Terra. O suficiente para cobrir as minhocas com folga. E um balde de terra sem minhoca para usar na cobertura de cada adição de restos que você fizer. Depois eu explico melhor como fazer isso de forma produtiva e divertida.
  • Minhocas. Um punhado (umas 50). Não precisa muito, elas se reproduzem fácil. Se você não tiver como conseguir me manda um email que eu envio para você.
MODO DE FAZER
  1. Faça um buraco redondo na lateral da caixa de plástico a uma distância de 2cm do fundo. Este buraco deve ser um pouquinho menor queo diâmetro do niple. O niple deve entrar com uma pequena força para ficar bem justo no buraco.
  2. Prenda o Niple com a rosca pelo lado de dentro da caixa e coloque o tampão pelo lado de fora. Use o silicone para vedar e prender o conjunto todo e evitar que a água que vai se acumular no fundo vaze para o ambiente.
  3. Joge os pedaços de tijolo para cobrir inteiramente, e com folga, o niple. É nesta camada que a água vai se acumular.
  4. Dobre a tela de galinheiro para cobrir a camada de tijolos. Cuidado porque a tela fura a mão.
  5. Coloque o pano em cima da tela.
  6. Coloque os pedaços de madeira em cima do pano.
  7. Jogue a terra por cima da madeira. Pelo menos 15cm de terra.
  8. Jogue as minhocas. Cubra com um pouquinho mais de terra.
  9. Coloque a palha de Côco.
Fotos da sequência de montagem: 


COMO CUIDAR
Mantenha em lugar Arejado e na Sombra (sempre), minhocas morrem no sol.

A capacidade de armazenamento desta caixa não é muito grande, por isso, você não vai conseguir reciclar tudo o que vai poroduzir na cozinha (considerando uma família de três pessoas). 

Comece com meia lata de sorvete de 1 litro a cada dois dias úteis, faça isso por um mês e então decida qual o ciclo ideal para se rítimo de consumo. 
Semanalmente acrescente um copo (150ml) de água para "regar" os restos.
Sempre jogue uma terrinha em cima dos restos para evitar aspecto feio e mãos curiosas.
Sempre retire a palha de côco e depois coloque-a de volta.
A cada 3 meses, verifique se tem água no fundo, retire o tampão do niple e esgote a água numa vasilha. Use a água nas plantas.
A cada 6 meses retire a terra, separe as minhocas e comece tudo de novo. Dê as minhocas em excesso para alguém: escolas, parques, canteiros, vasos de planta, outros.
Importante (Viagens Longas):
Se você vai viajar por mais de duas semanas, faça uma lata de sorvete de 1 litro de restos e coloque junto com um copo de água, isto vai durar um mês, desde que o minhocário fique em lugar arejado e Longe do Sol ( um lugar de sombrar total na área de serviço é o lugar ideal). Para viagensmais longas veja se consegue alguém para regar e jogar umas lascas de legumes pelo menos uma vêz por semana.

Boa Sorte. 
Sugestões são aceitas.

4 comentários:

  1. oi eu me chmao adevair vitorio
    e segui tudo o que você falou agora so preciso das minhocas tem como você me mandar?:

    se tiver me avisa
    odedezinho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo uly e gostaria de receber um pouco de suas minhocas,pois estou fazendo um minhocario gostei de mais da sua idéia Deus te abençoe. meu mail ulyjardimjc@gmail.com . obrigado

    ResponderExcluir
  3. Uly eu moro em resende e vou usar sua técnica com um barril que eu já tenho em casa. eu tambem luto por um mundo melhor. até mais........

    ResponderExcluir
  4. ULY,OLÁ ESTOU ESPERANDO RESPOSTA SOBRE AS MINHOCAS. EU TENHO PARENTES NO RIO,POIS SOU CARIOCA. SEGUE MAIL A CIMA.

    ResponderExcluir